O Brasil vai sediar o XVII Congresso da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem, com o tema “O poder da Enfermagem para gerar mudanças na América Latina e no Caribe”. O evento será realizado no RioCentro – Convention & Event Center, na cidade do Rio de Janeiro, de 12 a 14 de novembro de 2025.
Na América Latina e no Caribe, a Enfermagem tem demonstrado ser uma força central para o fortalecimento dos sistemas de saúde, especialmente frente aos desafios sanitários e estruturais que os países do bloco enfrentam. Com mais de 7 milhões de profissionais na região, a categoria é essencial para alcançar a cobertura sanitária universal, a igualdade no acesso aos serviços e a resposta eficaz às emergências sanitárias.
O congresso pretende reunir aproximadamente 3 mil participantes – 50% do Brasil e 50% dos demais países-membros da Feppen – em torno de uma programação científica, social, econômica e política capaz de apontar caminhos promissores e bem pactuados para a profissão e para quem a exerce.
A Feppen é formada por organizações de Enfermagem da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Os principais objetivos da federação são promover a integração e o desenvolvimento regional da Enfermagem, assim como aprimorar a qualidade da assistência e fortalecer a profissão na América Latina e no Caribe. A Feppen busca equalizar a formação e o exercício profissional na região, a fim de propiciar o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos, projetos, programas e experiências entre os países-membros
Eixos Temáticos
- A força e a potência da Enfermagem na América Latina e no Caribe como fatores essenciais de desenvolvimento da população.
- Atualidades e desafios na formação dos estudantes de Enfermagem na região das Américas.
- Principais desafios do sistema de saúde diante das mudanças sociais, sanitárias e climáticas e econômicas nas Américas e no mundo.
Objetivos
- Dar visibilidade ao papel transformador da Enfermagem na América Latina e no Caribe;
- Enfrentar os desafios na formação e atualização dos profissionais de Enfermagem;
- Refletir sobre o papel da Enfermagem diante das mudanças sociais, sanitárias e climáticas;
- Fortalecer a liderança e a colaboração entre as organizações de Enfermagem da região.
Atividade Paralelas
Dentro da programação do XVII Congresso da Federação Panamericana dos Profissionais de Enfermagem, está prevista a realização do:
- Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem
- Seminário Internacional de Liderança em Enfermagem e Políticas Públicas
- Reunião de chefes de organizações de Enfermagem
- XI Convenção da Feppen